A partir de hoje (28) os moradores da capital paulista elegíveis para receber a imunização contra covid-19 precisarão mostrar um comprovante de residência quando forem tomar a primeira dose da vacina. A medida foi adotada pela prefeitura porque a faixa etária está diminuindo progressivamente e as doses dos imunizantes são contabilizadas pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado.
"Daqui para frente, os grupos prioritários que serão vacinados têm grande quantidade de pessoas. A partir desta sexta-feira serão mais de 200 mil pessoas. A faixa etária está diminuindo progressivamente, são pessoas que, diferente de idosos, se deslocam com maior facilidade, portanto, é natural que a cidade de São Paulo, que tem uma estrutura de vacinação muito grande, atraia pessoas que se desloquem para cá”, disse o secretário municipal de São Paulo, Edson Aparecido.
Segundo a prefeitura, se o comprovante estiver no nome de algum parente, será necessário demonstrar o grau de parentesco. As pessoas que já tomaram a primeira dose, não precisam mostrar o comprovante para a segunda etapa de vacinação. O secretário enfatizou que a cidade de São Paulo era a única que ainda não pedia o comprovante.
A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é de que as pessoas se dirijam aos postos de vacinação gradualmente, para evitar aglomerações e que façam o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.