Orquestra de estudantes celebra Dia Mundial do Meio Ambiente no Rio
05/06/2020 14:48 em Novidades

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje (5), a prefeitura do Rio de Janeiro lançou um vídeo com alunos da Orquestra Virtual, do Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, tocando a música Depende de nós, do compositor Ivan Lins. A canção transmite a mensagem de que é possível mudar o mundo, com a ajuda e a união de todos.

Os 23 alunos que integram a Orquestra Virtual tocam e cantam cada um em sua própria casa, respeitando o distanciamento exigido pelas autoridades para combate à covid-19. A edição final das imagens pelo computador garante a harmonia musical, unindo trechos de cada intérprete até o arranjo final, informou a Secretaria de Educação, por meio de sua assessoria de imprensa. A data de 5 de junho foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente visando à promoção da conscientização ambiental.

A coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, revelou que a base para a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca foi iniciada há três anos, com uma orquestra de garrafas na Escola Municipal Coelho Neto. Na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca tocam atualmente vários daqueles alunos garrafistas. “Ao trazer a inspiração dessa obra maravilhosa do mestre Ivan Lins para uma homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente, desejamos tocar os corações para que voltemos nossa atenção para o cuidado com o meio ambiente, do qual somos integralmente parte”, destacou a coordenadora.

A clarinetista Ana Clara Infante, de 15 anos, integrante da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Carneiro Felipe, ressaltou a necessidade da conscientização de todos com os cuidados para a preservação do meio ambiente, “pois sabemos quais serão as consequências se não fizermos a nossa parte”. Da mesma maneira, a violinista Ana Keila de Souza, de 11 anos, da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz, destacou que, para ela, o meio ambiente representa a preservação da vida. “Quando vou ao supermercado, utilizo sacolas retornáveis, faço brinquedos com garrafas pet e caixas de leite, e reaproveito sementes de frutas para plantio no quintal. As pessoas podem fazer reciclagem de lixo e contribuir para que diminua o número de queimadas. A poluição é um dos principais meios de destruição”, disse a estudante.

Orquestra Virtual

A Orquestra Virtual foi criada pelo Programa Orquestra nas Escolas com o objetivo de promover apresentações musicais em que os alunos tocam e cantam de suas casas, sob a orientação de professores e maestros. A cada semana são lançados novos vídeos, com diferentes formações. Cerca de 200 alunos, integrantes de orquestras e coros, já participaram do projeto, tocando músicas como Amanhã, de Guilherme Arantes; Aquarela, de Toquinho; Preta Pretinha, de Moraes Moreira; Enquanto houver Sol, dos Titãs; Fico assim sem Você, de Abdullah; Trem das Onze, de Adoniran Barbosa; clássicos do funk com DJ Marlboro; e O bêbado e a equilibrista, de Aldir Blanc.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!