Offline
Situação do abastecimento de água nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri motiva reunião na ALMG
Novidades
Publicado em 15/10/2016

A Comissão de SaúA Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta quarta-feira (19/10/16) para ouvir o diretor-presidente da Copanor, Alonso Reis da Silva, sobre a situação do abastecimento de água nos municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Na reunião, marcada para as 15 horas, no Plenarinho IV, também serão discutidos os impactos do serviço prestado pela subsidiária da Copasa nas condições de saúde das duas regiões.de da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta quarta-feira (19/10/16) para ouvir o diretor-presidente da Copanor, Alonso Reis da Silva, sobre a situação do abastecimento de água nos municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Na reunião, marcada para as 15 horas, no Plenarinho IV, também serão discutidos os impactos do serviço prestado pela subsidiária da Copasa nas condições de saúde das duas regiões.

Segundo o autor do requerimento para a reunião e presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), o impacto da falta de água na saúde foi o que motivou a realização do encontro. “Sabemos que a região sempre sofreu com sol forte e chuvas escassas, mas há um problema de gestão que agrava a crise hídrica nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. É neste âmbito que contamos com o apoio da Copanor”, justifica o parlamentar.

Na opinião do deputado, medidas emergenciais, como a liberação de caminhões-pipa, são importantes, mas é preciso melhorar os atuais sistemas de água e esgoto com bombas d’água, equipamentos e consertos das redes. “Tudo isso sem esquecer do meio ambiente e da necessidade de investimentos governamentais para a recuperação de nascentes”, defende.

De acordo com ele, a falta de água e, em consequência, o saneamento precário, contribuem significativamente para o aumento de doenças. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a cada dia, aproximadamente 5 mil crianças no mundo morrem devido a doenças facilmente evitáveis, relacionadas com o saneamento precário e o consumo de água sem qualidade.

Convidados - Além do diretor-presidente da Copanor, foram convidados para a reunião os secretários de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz; e de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; e o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva. (ALMG)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!