As autoridades da Indonésia informaram que subiu para 832 o número de vítimas dos terremotos e do tsunami que atingiu a ilha de Célebes na última 6ª feira (28.set.2018). As informações foram dadas pelo porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, em entrevista coletiva em Jacarta, capital do país.
A maior parte das mortes ocorreu na cidade de Palu, onde 821 pessoas perderam a vida. As outras 11 foram no distrito de Donggala. Segundo as autoridades, o número de vitimas ainda pode aumentar, uma vez que operações de identificação e de resgate ainda estão sendo realizadas. O vice-presidente do país, Jusuf Kalla, acredita que o número de mortos pode chegar a milhares. A cruz vermelha estima que mais de 1,6 milhão de pessoas foram afetadas.
Segundo a BNPB, os moradores de Palu e Donggala estão sem energia elétrica e a água e o combustível estão acabando. Pelo menos 540 pessoas estão gravemente feridas. Lotados, os hospitais da região atendem alguns pacientes em clínicas improvisadas.
A catástrofe começou com 1 terremoto de 6,1º na escala Richter, deixando uma pessoa morte e 20 feridas. Cerca de 3h depois, aconteceu o terremoto mais forte, de 7,5º, seguido pela tsunami com ondas de mais de 6 metros.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, visitou Palu neste domingo. Em sua conta no Twitter, Widodo pediu paciência à comunidade e afirmou que está se certificando para garantir que a ajuda chegue a todos.