Dadalto fecha todas as lojas em Minas Gerais
13/04/2016 15:05 em Novidades

A Dadalto, que atua no setor de eletrodomésticos, fechou as suas sete lojas em Belo Horizonte. A empresa alega dificuldades financeiras, mas para os cerca de 300 funcionários que trabalhavam na rede, a situação está ainda pior. Eles foram demitidos sem receber os seus direitos trabalhistas, segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SEC). A empresa também fechou unidades em outras cidades de Minas Gerais, entre elas Governador Valadares e Ipatinga.

A assessoria da Dadalto não informou o número de funcionários demitidos, mas o SEC estima que pelo menos 300 foram mandados embora com o fechamento das lojas. Segundo o diretor do sindicato, Eliezer Batista Coelho, nem o fundo de garantia dos trabalhadores foi ainda liberado.

“Eles receberam o salário do mês com atraso e não houve nem uma negociação para que os funcionários recebam os seus direitos trabalhistas como as multas rescisórias. Agora eles vão ter que entrar na Justiça para conseguir”, explica.

Por meio de nota, a empresa apenas informou que “optou por concentrar suas operações em lojas no Espírito Santo com o objetivo de garantir aos clientes o alto padrão de atendimento e qualidade”.

O diretor do SEC também lembra que no mês passado a Embrasil, empresa que atua no setor de equipamentos de limpeza, também fechou uma de suas unidades, deixando cerca de 150 trabalhadores nas ruas. No entanto, a empresa afirma que apenas reduziu o seu quadro de funcionários e transferiu a logística, antes concentrada às margens da BR-040, em Ribeirão das Neves, para Esmeraldas.

A rede de supermercados WallMart também anunciou no fim do ano passado o fechamento de 30 unidades em todo o país, o que representa 5% de sua rede. Em Minas já foram fechadas as unidades de Passos, no Sul de Minas, e o Maxxi Atacado, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre setembro do ano passado e fevereiro deste ano, 19 mil empregos foram cortados em Belo Horizonte e região metropolitana.

 

Dadalto encerrou as atividades em Minas Gerais (Foto: Divulgação)

 

(Fonte: O Tempo / Repórter: Juliana Baeta)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!