Pelo segundo mês consecutivo, o Governo de Minas Gerais atrasou o pagamento dos servidores públicos. De acordo com o cronograma divulgado pelo Estado, o funcionalismo deveria receber a segunda parcela do salário nessa última quinta-feira (21/09/2017), porém apenas uma parte do funcionalismo recebeu.
No mês passado, a parcela teria que ser depositada no dia 24, mas alguns servidores receberam nos dias 25 e 26. Mas, para este mês, o governo não divulgou a expectativa de quando será feito o pagamento do restante dos funcionários.
Como pagamento é feito à medida que o governo arrecada impostos, aconteceu hoje o que o funcionalismo temeu ao longo de quase todo o dia. Primeiro o governo informou uma expectativa de pagamento até o fim da tarde, depois até noite quando anunciou que, segundo nota, apesar do esforço do Governo Estadual em cumprir a escala de pagamentos, não foi possível depositar, nesta quinta-feira, 100% dos valores referentes à segunda parcela em função de fluxo de caixa insuficiente.
Segue a nota do governo
“Informamos que, apesar do esforço do Governo Estadual em cumprir o organograma da escala de pagamentos, não foi possível depositar, nesta quinta-feira (21/9), 100% dos valores referentes à segunda parcela dos salários dos servidores do Executivo, em função de fluxo de caixa insuficiente.
Do total de 550 mil servidores nativos e inativos, 25% – pouco mais de 130 mil funcionários – ganham mais de R$ 3 mil e recebem o salário dividido em duas ou três vezes desde o início do ano passado, quando o governo adotou o parcelamento em função da crise financeira.”