Minas Gerais tem 29 mortes por dengue e mais de 217 mil casos prováveis em 2016
22/03/2016 21:03 em Novidades

Um balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (22/3), aponta que, entre 14 e 21 março, o número de mortes por causa dengue saltou de 19 para 29 em Minas Gerais, o que representa elevação de mais de 52,6% em uma semana. O estado ainda possui 109 óbitos suspeitos da doença em investigação.

 

A cidade com maior quantidade de mortes confirmadas é Juiz de Fora, na Zona da Mata. O boletim epidemiológico da SES contabiliza oito óbitos em decorrência da dengue no município. Com seis mortes, Belo Horizonte está em segundo lugar. Na sequência, com registro de dois óbitos cada, aparecem Divinópolis e Monte Carmelo. Já Abaeté, Além Paraíba, Araxá, Bicas, Espera Feliz, Ibirité, Mutum, Patrocínio, Pompéu, Raposos e Recreio contabilizam uma morte cada.

 

O boletim da secretaria mostra ainda que os casos prováveis de dengue em 2016 já superam em mais de 20 mil o total registrado em 2015. Até o último dia 18, foram 217.110 casos prováveis no estado. Já em todo o ano passado, o número chegou a 196.555.

 

Chikungunya

 

Em relação à febre chikungunya, a secretaria registrou dois novos casos no período entre 14 e 21 de março. Com isso, Minas Gerais totaliza agora oito confirmações em 2016.

 

Dois pacientes, que contraíram a doença em Santa Luzia e Contagem, morreram, e a SES investiga a suposta relação da chikungunya com os óbitos.

 

Do restante dos pacientes, um teria contraído a doença em Belo Horizonte e os outros cinco – moradores da capital, Santa Vitória, Limeira do Oeste, Nanuque e Água Comprida – teriam se infectado fora do estado.

 

Zika

 

Entre 1º de janeiro e 21 de março, de acordo com a SES, foram confirmados laboratorialmente 10 casos de zika vírus. Com cinco confirmações, Belo Horizonte lidera a lista de cidades com maior número de pessoas infectadas pela doença. Na sequência, aparece Curvelo, com dois casos. Cataguases, Coronel Fabriciano e Uberaba registraram uma confirmação cada.

 

A SES informou ainda que foram confirmados, até o último dia 18, 79 casos de gestantes com doença aguda pelo zika vírus. Também foram notificados 76 casos no protocolo de monitoramento da microcefalia. Dois casos foram confirmados e 30 estão sob investigação.

 

(G1 Minas)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!