Mais 54 municípios mineiros – entre eles Conselheiro Lafaiete, Nanuque e Resende Costa – passam a ter o recadastramento biométrico ordinário (não obrigatório) desde a última segunda-feira (19). Os eleitores dessas cidades já podem procurar os postos de atendimento da Justiça Eleitoral levando documento de identidade (carteira de trabalho, carteira de identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, certidão de nascimento ou de casamento), comprovante de endereço recente e o título de eleitor (se tiverem).
Com o início do recadastramento biométrico nesses 54 municípios, Minas Gerais agora soma 540 cidades com biometria não obrigatória (confira quais são no site do TRE, em “Eleitor”, “Biometria em Minas Gerais”, aba “Atendimento biométrico ordinário”). Além dos municípios com o procedimento não obrigatório, ainda há os quatro que estão passando por revisão biométrica (obrigatória) – Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia – e mais 80 (formato pdf) que já possuem todo o eleitorado cadastrado por meio da biometria. No total, o procedimento abrange o eleitorado de 624 municípios mineiros.
O recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia e da assinatura digitalizada. O objetivo da biometria é garantir a autenticidade do voto, e ela também é importante para o cruzamento de dados do cadastro nacional de eleitores, já que não existe uma digital igual à outra.
Mais informações pelo Disque-Eleitor (148), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas.