Brasil lidera a lista de países mais sedentários da América Latina, diz OMS
05/09/2018 20:18 em Novidades

Novo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) chama atenção para índice de sedentarismo no Brasil. De acordo com a pesquisa publicada nesta quarta-feira (5), 47% dos brasileiros não praticam atividades físicas suficiente para se manter saudável.

Para o relatório, o ideal para se manter uma rotina equilibrada seria o cumprimento da recomendação padrão da OMS, que aconselha que seja praticado pelo menos 2 horas e meia de esforço moderado ou 75 minutos de atividade intensa, por semana.

Entre as mulheres, o número é ainda mais preocupante: 53,3% tem uma rotina ociosa, enquanto a prevalência de inatividade entre os homens é de 40,4%.

O sendentarismo é uma das principais causas de doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. No mundo, 1,4 bilhões de pessoas correm riscos de saúde pela falta de atividade física.

O Brasil lidera a lista dos países mais sedentários e a América Latina é a região do mundo com mais ociosos. De acordo com os especialistas responsáveis pelo estudo, a rápida urbanização e a massificação do uso de aparelhos eletrônicos estão diretamente ligadas ao aumento do sedentarismo.

A OMS, ainda, recomenda que os países adotem políticas nacionas de transportes não motorizados, como caminhadas e pedaladas, como forma de combater o sedentarismo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!