População de Teófilo Otoni será orientada sobre uso racional de medicamentos
03/05/2016 13:58 em Novidades

Em 5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Para alertar a população sobre a importância do uso correto dos medicamentos, em 12 de maio (quinta-feira), o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) promove, das 8h às 11h, na Praça Tiradentes, em Teófilo Otoni, uma grande mobilização. O intuito é conscientizar a população sobre os riscos da automedicação e reforçar as orientações sobre cuidados com a dengue, zika e chikungunya. O evento também será promovido em outras 10 cidades do Estado.
Farmacêuticos e estudantes do curso de Farmácia da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), orientados por seus professores, farão o atendimento individual e gratuito à população. Durante a ação serão entregues panfletos explicativos, com alertas sobre procedimentos adequados quando o assunto é medicação.

“Queremos mais uma vez reforçar para a população que os medicamentos foram feitos para curar doenças. Porém, se utilizados de forma inadequada e sem orientação, podem ser prejudiciais à saúde, podendo levar até a morte. No ato da dispensação, seja nas farmácias privadas ou nos postos de saúde, o farmacêutico é o profissional capacitado para tirar dúvidas sobre o princípio ativo do produto, possíveis interações com outros medicamentos e alimentos e horários em que deve ser ingerido, além das orientações sobre como utilizá-los e guardá-los”, alerta Luciano Rena, presidente do CRF/MG.

Campanha em várias regiões do estado

Além de Teófilo Otoni, a campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos do CRF/MG será realizada, simultaneamente no dia 5 de maio, em oito cidades cidades: Belo Horizonte, Caratinga, Ipatinga, Juiz de Fora, Naque, Ubá, Uberlândia e Ouro Preto.
No sábado, dia 7 de maio, a campanha acontece em Betim; e no dia 14 de maio em Montes Claros. (Por Marla Domingos / Ascom CRF-MG)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!