Ministro promete apoio financeiro a cidades atingidas por surto de febre amarela em Minas
01/02/2017 08:31 em Novidades

Cidades atingidas pelo surto de febre amarela em Minas Gerais devem receber, nos próximos dias, um apoio financeiro do Ministério da Saúde para ajudar a conter a situação da doença. Prefeitos dos municípios se reuniram, na tarde desta última terça-feira (31/1/2017), com o ministro Ricardo Barros e o senador Aécio Neves (PSDB). Os dois devem visitar as comunidades. O valor que será repassado ainda não foi anunciado.

A febre amarela em Minas Gerais já é a mais mortífera do país desde 1980, último dado disponível na série histórica de acompanhamento feito pelo Ministério da Saúde. Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram já são 44 mortes pela doença em 2017. Outros 72 óbitos suspeitos estão sendo investigados. O ano mais devastador tinha sido em 2000, quando 40 pessoas morreram vítimas do vírus. O número de notificações da doença já chegam a 739. Do total, 126 pessoas foram confirmadas com a enfermidade.

A situação preocupante em que vive algumas cidades do estado foi discutida em reunião com o ministro Ricardo Barros. Depois do encontro, ele anunciou apoio as cidades. “Me comprometi de atendê-los no pleito de um apoio financeiro, porque todos tiveram impacto econômico, nas medidas necessárias para o atendimento das pessoas afetadas, e também para a vacinação e o bloqueio fundamental da ampliação dos casos da doença que é baseado na vacinação. E irei à região brevemente para fazer o anúncio deste apoio que será dado aos prefeitos”, afirmou Barros.

O senador Aécio Neves se mostrou preocupado com o avanço da febre amarela em Minas. “A nossa preocupação agora é com o futuro para que esta epidemia não se alastre e não retorne a esses municípios atingidos. O número de óbitos é extremamente expressivo”, afirmou.

Mais recursos

Para combater o vetor da febre amarela, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai disponibilizar verba para 11 municípios mineiros que estão sofrendo com a doença. A medida foi publicada, por meio de portaria, no Diário Oficial da União (DOU). Foram destinados recursos no valor de R$ 100 mil, no mínimo, para cada projeto, totalizando R$ 1,1 milhão.

Os municípios selecionados foram: Caratinga, Ladainha, São Sebastião do Maranhão, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga, Ipanema, Poté, Itambacuri, Teófilo Otoni, Ubaporanga e Malacacheta. A seleção levou em consideração o cenário epidemiológico de cada município e a situação de emergência decretada pelo Estado que, em 20 de janeiro, apresentou 206 casos notificados.

Os 11 municípios selecionados deverão acessar o Portal dos Convênios (SICONV), por meio do endereço eletrônico: www.convenios.gov.br/siconv, cadastrar e enviar as propostas, para análise em conformidade com os critérios estabelecidos pela Portaria Funasa nº 560, de 4 de julho de 2012, que institui Programa de Fomento às Ações de Educação em Saúde Ambiental.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!