Prefeitos definem ações emergenciais no combate à febre amarela no Vale do Mucuri
11/01/2017 19:31 em Novidades

Surto de febre amarela coloca municípios em estado de alerta e gestores públicos se juntam para enfrentam a doença.

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, convocou uma reunião nesta última terça-feira (10/1/2017), com prefeitos e autoridades para discutir um “plano de ação emergencial” no combate à febre amarela que atinge a região. Entre as autoridades estiveram presentes parte do secretariado municipal de Teófilo Otoni, o deputado federal, Leonardo Monteiro; os prefeitos de Poté, Nêgo Sampaio; Ladainha, Walid Nedir Oliveira; Itambacuri, Henrique Scofield; Franciscópolis, Eduir Almeida; Angelândia, Paulinho Pinheiro; o vice-prefeito de Nanuque, Sargento Barreto; a coordenadora estadual de regulação/SUS Fácil, Dra. Maria Regina; a superintendente regional de Saúde, Márcia Ottoni; e representantes do Tiro de Guerra; da Policia Militar, Tenente Coronel Marinho; do Corpo de Bombeiros; do Samu; o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Fábio Lemes, além dos vereadores Assis da Prefeitura e Tina.

O prefeito Daniel Sucupira ressaltou a busca imediata de ações para evitar uma epidemia de febre amarela. “Já solicitamos providências do governo do estado e vamos decretar estado de emergência na área da saúde. Queremos garantir uma estrutura melhor no atendimento das pessoas. Já estamos trabalhando no bloqueio da doença e realizando a vacinação nas áreas mais endêmicas da zona rural, que fazem fronteira com o nosso município”, salientou.

 

Reunião foi realizada nessa terça-feira (Ascom Prefeitura de Teófilo Otoni)

 

O vice-prefeito de Teófilo Otoni e secretário municipal de saúde, Dr. José Roberto Corrêa disse que a prefeitura esta elaborando um programa com entidades que podem ajudar na disponibilização de carros, caminhões e máquinas para o mutirão da limpeza. “Estamos enfrentando a febre amarela, mas não podemos nos esquecer das outras doenças como dengue, chikungunya e zika”, ressaltou. José Roberto Corrêa afirmou ainda que o município está preparado para vacinar toda a população. Desde que soubemos da presença de febre amarela na região, tomamos providências nas áreas prioritárias. Não temos caso de febre amarela na urbana ainda, todos os casos foram na zuna rural. É uma febre amarela silvestre, mas não podemos brincar porque a doença pode se espalhar sim pela área urbana”, destacou.

A coordenadora estadual de regulação/SUS Fácil, Dra. Maria Regina garantiu que o estado por meio da vigilância epidemiológica, vai montar uma equipe na região. “Vamos acompanhar junto com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), a vacinação e os atendimentos. Estamos montando uma estratégia junto com a prefeitura para melhorar a rede de atendimento”, explicou.

O deputado federal, Leonardo Monteiro, relatou o momento difícil na saúde da região. “Sabemos da situação e vamos trabalhar no que for necessário, para juntos sanarmos esse grave problema de saúde pública que essa região está passando”, frisou o deputado.

Ao final do encontro entre os prefeitos e autoridades foram definidas algumas medidas emergenciais no combate à febre hemorrágica:

- Agilizar a distribuição das vacinas;
- Ampliação dos leitos nos hospitais;
- Verificação pelos órgãos responsáveis da situação dos animais da fauna silvestre;
- Realização de mutirão de limpeza;
- Fazer divulgação através de carros de som e rádio;
- Ampliar frota de veículos para distribuição de vacina.

 

Reunião foi realizada nessa terça-feira (Ascom Prefeitura de Teófilo Otoni)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!